Pousada PONTA DO LESTE

Angra dos Reis

Quem optar por curtir o continente encontra boas enseadas para tomar banho e petiscar, como Biscaia e Praia Grande.

  • Leme
  • Camorim
  • Jacuencanga
  • Égua Pequena
  • Égua Grande
  • Do Sol
  • Paraíso
  • Baleia
  • Biscaia
  • Maciél
  • Coqueiro
  • Praia Grande

Praia do Leme: A última praia da estrada Ponta Leste, perto do terminal da Petrobrás. O acesso é feito através de uma escadaria de concreto.


Praia do Camorim: Separada em dois trechos por pequenas rochas que entram pelo mar, são ambos muito usados, pois o local é raso, permitindo o acesso entre eles. A delimitação da faixa da praia é feita por vários terrenos particulares, registrando se, no lado direito, residências de veraneio, com presença de vegetação densa e de bambuzais. No extremo esquerdo, registra se a foz do Rio Camorim, que deságua entre a praia e uma pequena ponta,circundadade uma vegetação abundante.

Presença de amendoeiras nos lotes que beiram a praia de ancouradouro na parte central e de embarcações na praia. A praia possui 200 m de extensão, com águas verdes, transparentes, mornas e profundidade média de 1,5m; suas areias são claras e de grão médio.


Praia Jacuecanga: A praia de Jacuecanga fica dentro da vila de operários do estaleiro Verolme, assim como a do Camorim não é considerada como pertencente à Ponta Leste. Permite banho mas é difícil encontrar turistas no local. Existe pequenos bares à beira-mar, com piso de areia, que oferecem bebidas e tira gostos. Virada para o oeste, é uma boa opção para o Por do Sol.


Praia da Égua Pequena: Uma pequena faixa de areia encostada na estrada da Ponta do Leste. Fica logo após a primeira reta da vila de operários da Petrobrás. É difícil achar lugar para estacionar e fica um pouco tumultuada nos finais de semana.

.

Praia da Égua Grande: Oferece alguns serviços como bar e escada de acesso. A água é limpa e o fundo de areia. Boa para crianças e para uma cervejinha, para quem não tem ou não quer andar muito de carro.

.

Praia do Sol: Fica dentro da entrada de um condomínio, à direita logo após a praia das Éguas Grande. Tem uma faixa de areia que quase desaparece na maré alta, mas pode ser uma opção para quem quer dar um mergulho com mais privacidade do que teria nas vizinhas, sem andar muito de carro.

.

Praia do Paraíso: Sendo o terreno de propriedade particular, o acesso pela estrada é dificultado por um portão com cadeado. Por isso mesmo a praia está sempre vazia. Para quem quiser ignorar o cadeado ou para quem chegar de barco, pode ser uma boa opção para um frescobol mais tranqüilo, sem o perigo de incomodar ninguém.


Praia da Baleia: Logo após a praia da Tartaruga existe uma entrada morro acima que tem uma vista espetacular. De lá pode-se ter um bonito visual da enseada onde fica a praia da Tartaruga. Seguindo até o final dessa estrada existe um virador de carros. Deixe o carro no virador e logo a direita (para quem retorna) existe uma entrada com um caminho que desce o morro, com escadinhas muito bem esculpidas, até a praia. A praia da Baleia é espetacular. Uma piscina natural com espaço e sombra para churrascos, reunião de amigos e criançada. É bom lembrar que não existe serviço de coleta de lixo. Tudo que foi levado ou produzido deve voltar com o visitante.


Praia da Biscaia: É a maior praia da região da Ponta Leste. Possui diversos bares e tem muito espaço. Fica preservada devido ao acesso ser camuflado pelas casas à beira-mar. É uma opção de lazer mais garantida que as vizinhas. A pouco mais de 10 quilômetros da BR-101, chega-se através do trevo da Petrobrás, seguindo a Estrada Ponta Leste. A 21,8 km do Centro, é a que atrai maior número de visitantes durante a alta temporada no trecho Ponta Leste. É uma das preferidas pelas crianças, pois tem areia branca, águas limpas e com pouca profundidade. Oferece boa estrutura com bares e algumas pousadas.


Praia de Maciel: Alguns quilômetros após o Forte do Leme, seguindo numa estrada ruim mas que "dá para ir", você chega à menina dos olhos dos moradores da região da Ponta Leste: a praia de Maciel, também conhecida como praia de Maciéis. Isolada devido ao acesso semi-camuflado, é programa para o dia inteiro. Existe um restaurante que cobra R$5,00 pelo estacionamento. Justo visto que arcaram sozinhos com os custos da improvisada estrada. Vá cedo, não esqueça a máquina fotográfica e algum dinheiro para beliscar frutos do mar ou almoçar no restaurante.


Praia do Coqueiro: Seguindo uma trilha de terra a partir da praia de Maciel, você encontra a praia do Coqueiro. Pequena e charmosa, tem uma bela vista para a Ilha Grande. É muito pouco freqüentada e muito bonita, mas deve-se tomar cuidado com as crianças, o mar é geralmente agitado. Existe no local ruínas de manilhas que foram construídas num projeto (que não teve continuidade) de uma estrada de ferro que ligaria o Rio de Janeiro a São Paulo, passando pelo belíssimo litoral que liga as metrópoles.


Praia Grande: Movimentada o ano todo, a praia Grande é point da juventude, que lá encontra bares e quiosques com música ao vivo no verão. Fica a quatro quilômetros do Centro e o acesso é pela estrada do Contorno.


Dica...

Não deixe de ir até a ilha de Gipóia pois o lugar é magnífico e caminhe até a Praia do Dentista como é conhecida. Fique maravilhado com o lugar, as águas são cristalinas! O lugar é lindo, ótimo para fazer mergulho. Se você ainda não foi, não perca tempo pois não vai se arrepender! 

* Pousada Ponta do Leste de Angra *

Av. Antônio Bertholdo Silva Jordão, 8400 - Limite da Espia

Angra dos Reis - RJ

Telefone: (24) 3361-7540 - Recepção